quarta-feira, 14 de julho de 2010

ActivAlter - Apresentação à população






ActivAlter – Queremos activar os alterenses





























Às sete e meia da manhã do dia 10 de Julho, já se encontrava um burburinho em frente ao Cine Teatro de Alter do Chão. Eram cerca de 15 crianças entre os 8 e os 13 anos que se estavam a reunir para fazer um passeio de BTT. As crianças encontravam-se entusiasmadas, pois sabiam que se avizinhava um dia cheio de actividade e de emoções novas.

Partiram por volta das 8 horas, e percorreram alguns kms, com intervalo na Coudelaria para um pequeno lanche, oferecido pela associação. Chegaram ao Jardim do Álamo, onde realizaram vários jogos tradicionais. Engraçado, que os mais novos adoraram o jogo da malha, um jogo tão antigo e acarinhado pela população mais velha. Por momentos, esqueceram os telemóveis e as playstations e aproveitaram os espaços verdes do Jardim do Álamo. Entre correrias e jogos de bola, houve também tempo para uma corrida de sacos e corrida com um ovo pendurado numa colher, a ser segurado pela boca.

Logo se aproximou o almoço, e a Associação disponibilizou sardinhas e bifanas grátis para toda a população, uma forma de convívio para os adultos e séniores de Alter do Chão. Foi aí que a Associação ActivAlter conseguiu transmitir aos presentes a razão pela qual decidiram criar esta Associação e quais os objectivos principais: como o próprio nome indica, desejam activar os alterenses, criando actividades direccionadas para toda a população. Pretendem trazer desporto, cultura e formação para os mais jovens particularmente, estando também atentos aos séniores do Concelho de Alter do Chão.

O grande projecto da ActivAlter para os séniores, será a criação de uma Universidade Sénior, com o grande apoio da Câmara Municipal de Alter do Chão e das Juntas de Freguesia. É claro que um projecto desta dimensão conta também com a colaboração das outras Associações do Município e com o voluntariado de alguns Alterenses. Estamos no momento a reunir um grupo de pessoas que queiram participar activamente na Universidade Sénior. Assim, quem tiver aptidão especial em alguma área: cozinha, bordados, pintura, experiência na área de ensino, ou outra aptidão que ache importante, é favor dirigir-se aos membros da Associação ActivAlter, pois todos os contributos serão benvindos. É de salientar, que se pretende que este projecto não seja só da ActivAlter, mas de todos os alterenses.

Por volta das 18 horas, foi realizado um Paintball para os jovens com idades acima dos 14 anos. Um jogo muito diferente do normal, muito divertido, que fez a diferença daquela tarde de Sábado.

O auge do dia, foi sem dúvida o “Primeiro campismo infantil nocturno”. As crianças que participaram no BTT, reuniram-se por volta das 21 horas no Campo de Futebol Ferragial d’El Rei. Primeiro procedeu-se à montagem do acampamento. A Associação ficou muito surpreendida pela positiva com os pais das crianças. Desde já felicita-os por se terem envolvido e terem participado também na montagem das tendas.
















Com a noite a aproximar-se, foram contadas histórias, anedotas, realizados jogos dinâmicos, canções e acordes. Deste campismo, não será necessário dizer mais nada, pois ficam as crianças para contar o resto.

Para finalizar, como membro da Associação ActivAlter, só tenho a dizer que estou muito satisfeita e com a sensação de dever cumprido. Desde já, dou os meus parabéns aos restantes membros que estiveram presentes nesse dia, Ricardo Gonçalves (Presidente da Direcção), Álvaro Correia, Paulo paixão, Pedro Silva e Ricardo Godinho. Sem eles, seria impossível concretizar todas estas actividades.

Obrigado a todos os que participaram e continuem a participar, pois as actividades que fazemos são dirigida a vós.


Susana Pinho (Tesoureira da ActivAlter)

Sem comentários:

Enviar um comentário